Policiais civis do Rio, de Amazonas e de São Paulo fazem operação na Vila Cruzeiro contra quadrilha que movimentou R$ 126 milhões em um ano e meio

Agentes da Polícia Civil do Rio, em parceria com policiais civis do Amazonas e São Paulo deflagraram, na manhã desta sexta-feira, uma operação para desarticular uma quadrilha de criminosos que movimentou R$ 126 milhões, em um ano e meio, da maior facção criminosa do estado do Rio e que está por trás da onda de ataque a cidades do Amazonas. Pelo menos 500 agentes estão em diversos pontos da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. Pelo menos onze pessoas já foram presas até agora: quatro no Rio, cinco no Amazonas e duas em São Paulo. Um homem foi baleado durante a operação no Complexo da Penha. Cerca de 400 policiais militares ajudam na ação.

As investigações identificaram ligação entre o grupo criminoso do Rio e seu braço no estado do Amazonas, que usava o sistema bancário e de empresas de fachada para a remessa de valores do Rio para o Amazonas. Para os policiais, o dinheiro seria utilizado para “o fortalecimento da facção no Estado do Amazonas, bem como para a aquisição de armas e drogas para o grupo criminoso do Rio de Janeiro, já que a organização criminosa amazonense controla territorialmente uma das principais rotas de tráfico da América Latina: a Tríplice Fronteira Amazônica, formada pelas cidades de Tabatinga-Brasil, Santa Rosa-Peru e Letícia-Colômbia”.

Durante a apuração, constatou-se que a estrutura de lavagem de dinheiro também presta serviço para a maior facção paulista, a partir de recursos oriundos de São Paulo. Também estão sendo cumpridos mandados de prisão nos estados de Amazonas e São Paulo.

Últimas Notícias