CPI ouve relator da comissão que apurou fraudes da Saúde do Amazonas

CPI ouve relator da comissão que apurou fraudes da Saúde do Amazonas

O deputado estadual do Amazonas Fausto Vieira dos Santos Junior (MDB) depõe neste momento à CPI da Pandemia. Junior foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do estado em 2020.

No relatório, Fausto Junior pediu a exoneração de autoridades e agentes públicos do governo local após as investigações concluírem que houve superfaturamento na compra de ventiladores pulmonares.

A gestão do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), está no centro da sessão de hoje. Desde 2020, o governo do Amazonas é alvo de investigações coordenadas pela Polícia Federal referentes a fraudes em aquisições emergenciais e desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia da covid-19. A CPI estadual foi instalada em maio do ano passado justamente para investigar a ocorrências de atos administrativos ilícitos durante a crise sanitária e finalizada em setembro.

O governador Wilson Lima não foi indiciado pela CPI estadual.

Em mais de uma ocasião, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) perguntou ao deputado estadual sobre a crise do oxigênio que atingiu o Amazonas em janeiro de 2021, posterior à finalização da comissão. Agora, os senadores questionam por que o governador Wilson Lima não foi indiciado pela comissão estadual.

Fausto Vieira disse que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) não foi consultada pelo governador Wilson Lima (PSC) sobre a revogação do decreto de lockdown editado para conter a circulação da Covid-19. Dias depois da decisão, o Estado viu o número de casos e óbitos aumentar exponencialmente.

diario do poder

Últimas Notícias