Maior usina de energia fotovoltaica da América Latina é inaugurada no Piauí

Piauí: Maior usina fotovoltaica da América Latina é inaugurada | Solam

Você sabe qual é a maior usina fotovoltaica do Brasil? Em primeiro lugar, você precisa entender como funciona e seus objetivos, uma vez que uma usina solar é capaz de gerar energia em altas voltagens através da captação de luz solar para a distribuição.

Em seguida, neste artigo, você conhecerá a Usina de São Gonçalo, a maior usina fotovoltaica do Brasil, que conta com 1.500 GWh em operação.

Quais são as maiores usinas de energia solar do Brasil?

De acordo com a Aneel, atualmente o nosso país conta com 3.413 usinas de energia solar em operação. Além disso, a Absolar estima que até 2040 teremos 126 GW de energia gerados pela luz solar no Brasil, tornando a tecnologia líder no setor e ultrapassando até mesmo a fonte hídrica.

Usina Solar São Gonçalo – São Gonçalo do Gurguéia – PI

Inaugurada em 2020, a maior usina de energia solar do Brasil está localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, com capacidade de 1.500 GWh por ano, tendo auxílio de placas solares bifaciais, que captam luz solar em ambos os lados, diferentemente das já utilizadas em sistemas fotovoltaicos residenciais.

Ainda assim, a Usina de São Gonçalo ajudará na preservação do meio ambiente, evitando a emissão de 860 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera, além de produzir um grande volume de energia renovável no Brasil.

Usina Solar Pirapora – Pirapora – MG

Localizada em Minas Gerais, a Usina Solar Pirapora possui mais de um milhão de painéis solares e opera através da geração de 321 Megawatts de energia 100% limpa e renovável. Sendo assim, sua área de instalação equivale à extensão de 1.500 estádios de futebol e funciona há quase 3 anos, desde 2017.

Usina Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí – PI

Totalizando até 210 Megawatts gerados, a usina solar conta com uma estrutura de 690 hectares ou 6,9 km². Além disso, é possível mensurar seu tamanho comparando-a com três usinas nucleares de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, gerando 3,5 GWh de energia.

Usina Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho – BA

Totalizando até 196 Megawatts gerados, a usina solar conta com uma estrutura de 516 hectares ou 5,16 km². Além disso, é possível mensurar seu tamanho comparando-a com aproximadamente com três usinas nucleares de Angra dos Reis também.

Usina Solar Bom Jesus da Lapa – Bom Jesus da Lapa – BA

Com geração de 158 Megawatts, a usina solar está instalada no Complexo Solar Lapa na Bahia. Essas usinas, portanto, constituem-se de 204 mil painéis solares em uma área de 150 hectares, que equivale a 210 campos de futebol.

Usina Solar do Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

Também localizada em Minas Gerais, é considerada a maior usina solar construída em um estádio de futebol no Brasil. Portanto, são mais de 6.000 painéis solares que totalizam uma potência de 1420kWp (1.42WMp).

Usina Solar Guaimbê – Guaimbê – SP

Já em São Paulo, temos a Usina Solar Guaimbê. Localizada no complexo solar, possui a instalação de 550 mil placas solares em uma área de 237 hectares e a geração de energia fotovoltaica equivale a 150 Megawatts.

Usina Solar Apodi – Quixeré – CE

A Usina Solar Apodi, no Ceará, conta com 132 Megawatts em funcionamento e está localizada a 200 quilômetros de Fortaleza. Além disso, ela é considerada uma das seis maiores usinas de energia solar do Brasil.

Usina Solar de Tauá – Tauá – CE

A Usina Solar de Tauá é a primeira usina de energia solar do Brasil, operando desde 2011 no município de Tauá, sertão do Ceará. Ela possui capacidade inicial para geração de 1000 kWp (1MWp), energia suficiente para 650 casas populares.

Últimas Notícias