MPF defende prisões preventivas da Faroeste e volta a mencionar que Maria do Socorro chegou a convidar Aline Peixoto, mulher do governador Rui Costa (PT), através de uma mensagem por áudio no WhatsApp

Jaques Wagner leva seu axé para Dilma | Lu Lacerda | iG

O Ministério Público Federal (MPF) requereu, nesta terça-feira (29) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a manutenção das prisões preventivas de seis réus na Operação Faroeste.

Além da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Maria do Socorro Barreto Santiago, o pedido do MPF estende-se também a Adailton Maturino, Antônio Roque, Geciane Maturino, Márcio Duarte e Sérgio Humberto.

No parecer obtido por este Política Livre, assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, o MPF alega que a situação de todos os réus foi agravada desde 21 de maio deste ano, quando houve a última revisão da prisão preventiva dos investigados.

O pedido da ratificação das prisões preventivas, na avaliação do MPF, faz-se necessário para a “normal colheita de provas, garantia da ordem pública e aplicação da lei penal, vez que demonstrada está a prova da materialidade delitiva, e latentes são os indícios de sua autoria”.

Além disso, o MPF reitera que a Corte recebeu parcialmente a ação penal por unanimidade no dia 6 de maio, e já negou diversos recursos das defesas pedindo a liberdade dos réus, elencando o envolvimento de todos eles em ações criminosas.

No documento, Lindora fez questão de destacar que Maria do Socorro chegou a convidar Aline Peixoto, mulher do governador Rui Costa (PT), através de uma mensagem por áudio no WhatsApp, para a sua casa em Praia do Forte, em 2019, onde estariam na época “as meninas do Tribunal”.

Lindôra volta a sustentar que Gesivaldo Britto, ex-presidente do TJ-BA, aconselhou Maria do Socorro a pressionar o governador petista para que ele intercedesse junto ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de resolver a situação do grupo investigado pelo MPF.

Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Últimas Notícias