Professor De Virologia: As Vacinas Chinesas “Não Serão Suficientes Para Impedir A Circulação Do Vírus”

Cientistas britânicos continuam a destacar o Chile como um alerta do que pode acontecer mesmo com a vacinação generalizada. O novo ponto é chamar a atenção para a pouca eficácia das vacinas chinesas.

O professor Ian Jones, virologista da Universidade de Reading, disse ao MailOnline que os números do Chile sugerem que as vacinas chinesas “não serão suficientes para impedir a circulação do vírus”.

Apesar de vacinar totalmente um quarto de sua população e receber uma dose única para 40%, o Chile viu sua taxa de infecção dobrar desde meados de fevereiro, passando de 177 casos diários por milhão para 372. Mais de 80% do país foi forçado a recuar para o bloqueio.

No entanto, a nação sul-americana está usando principalmente a vacina CoronaVac, feita pela gigante farmacêutica chinesa Sinovac, que um estudo da Universidade do Chile revelou ter apenas 3% de eficácia após a primeira dose, aumentando para 56,5% duas semanas após a segunda. Outro estudo no Brasil descobriu que a eficácia pode ser tão baixa quanto 50%, o que apenas atende ao limite da Organização Mundial da Saúde para uma vacina aceitável. 

Para efeito de comparação, as vacinas Pfizer e Moderna têm taxas de eficácia de 95% e 94%, respectivamente, enquanto a AstraZeneca é de cerca de 79%. Testes com dezenas de milhares de pacientes que receberam vacinas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha descobriram que eles interromperam até 100% das hospitalizações e mortes, em comparação com os 84% ​​da CoronaVac.

Até a China pareceu reconhecer as deficiências de suas vacinas no fim de semana, quando Gao Fu, diretor do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, admitiu que “as taxas de proteção das vacinas existentes não são altas. Agora está sob consideração formal se devemos usar vacinas de diferentes técnicas para o processo de imunização. ”

No entanto, desde então, o governo chinês deu uma entrevista com Fu, na qual ele afirma que seus comentários foram “um completo mal-entendido”. Ele disse: “As taxas de proteção de todas as vacinas no mundo são às vezes altas, às vezes baixas. Como melhorar sua eficácia é uma questão que precisa ser considerada por cientistas de todo o mundo ”.

Últimas Notícias