Bolsonaro pede eleições “limpas e transparentes”, duvida de pesquisas e diz que não é “Jairzinho paz e amor”

Após pesquisa do Datafolha apresentar diversos indicadores negativos para o governo federal, o presidente Jair Bolsonaro atacou nesta segunda-feira o instituto e disse que, caso as pessoas acreditem no levantamento, não precisam votar nas eleições presidenciais do ano que vem, porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estaria eleito. Bolsonaro também disse que não é “Jairzinho paz e amor”, em referência a uma expressão criada por Lula para referir-se a si próprio.

Na semana passada, o Datafolha apontou que Lula tem 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro. Em um segundo turno entre os dois, o petista venceria por 58% a 31%. A mesma pesquisa apontou que a rejeição ao presidente chegou a 51%, maior taxa desde o início do governo.

— Se a gente confiar no Datafolha, a gente nem vai votar. (Lula) Já está eleito, mesmo. O Datafolha disse em 2018 que eu perderia para todo mundo, até para o Cabo Daciolo — disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Apesar do presidente criticar a atuação do Datafolha nas eleições de 2018, o instituto estimou, na véspera do segundo turno, que Bolsonaro teria 55% dos votos válidos, o que de fato aconteceu. O presidente e seus apoiadores costumam citar levantamentos anteriores, em momentos diferentes da campanha, para criticar a atuação de institutos de pesquisa.

Após citar na semana passada a possibilidade de não realização das eleições, fala que foi criticada por diversas autoridades, Bolsonaro voltou a afirmar nesta segunda-feira que haverá uma “fraude” se as eleições não foram “limpas e transparentes”. O presidente vem defendendo uma mudança no sistema de votação, apesar de não apresentar nenhuma evidência de irregularidade no modelo atual.

— Nós todos queremos eleições limpas e transparentes. Porque se não for assim, não é eleição, isso é fraude. Vamos fazer de tudo para que tenhamos eleições limpas e transparentes, para o bem do Brasil. Se não for assim, é sinal de que já está escolhido quem vai nos comandar. E as pessoas que chegam na fraude não tem compromisso com vocês. Não sou Jairzinho paz e amor.

O Globo

Últimas Notícias