Crise de soluço como a de Bolsonaro pode indicar alteração no organismo: Presidente tem se queixado há mais de uma semana de crises de soluço sucessivas que, segundo o chefe do Planalto, podem ter sido causadas por remédios que ele tomou.

O  presidente Jair Bolsonaro ganhou nos últimos dias um novo motivo de preocupação, causado por contrações involuntárias do diafragma que dificultam a fala. Em outras palavras, Bolsonaro tem se queixado há mais de uma semana de crises de soluço sucessivas que, segundo o chefe do Planalto, podem ter sido causadas por remédios que ele tomou.

Bolsonaro demonstrou o incômodo pela primeira vez último dia 5, quando, em sua tradicional conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, disse que estava falando pouco por ter feito dois implantes dentários no sábado anterior. Dias depois, o presidente explicou que estava com soluço e afirmou que acreditava que a causa eram remédios:

— Estou com soluço há dias. Fiz uma cirurgia para implante dentário no sábado. Talvez em função dos remédios que eu estou tomando, mas estou 24h por dia com soluço — disse, em entrevista à rádio Guaíba.

A situação se repetiu na quinta-feira passada, durante transmissão ao vivo em redes sociais, quando o presidente pediu desculpas e disse que talvez não conseguisse se “expressar adequadamente”.

O gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, diz que não é possível diagnosticar o paciente sem uma investigação médica. Entre as causas, há as mais variadas: a mais conhecida é a gastrointestinal, mas também pode ser estresse, ansiedade e alterações do sistema nervoso central, passando por diabetes, disfunção renal e até a infarto e pneumonia.

— O soluço não é uma doença, é um sinal de que há alguma alteração no organismo. Quando a gente tem mais de 48 horas (de sintomas), tem que investigar. (…) Quando passa de uma semana, é persistente. Passa a ser refratário, porque a gente não consegue controlar.

Últimas Notícias