EXTREMA ESQUERDA BAIANA : Ala do PSOL quer lançar mulher negra ao governo para romper histórico masculino

[Ala do PSOL quer lançar mulher negra ao governo da Bahia para romper histórico masculino]

VÃO VENDO AI…

A vereadora de Salvador Laina Crisóstomo, representante do mandato coletivo Pretas por Salvador, quer mudar a cultura do PSOL de lançar homens como candidatos ao governo da Bahia. Durante plenária virtual de Ilhéus do 7° Congresso da sigla no domingo (18), a parlamentar defendeu a pré-candidatura de Bernadete Souza, mulher negra graduada em Letras  e Especialista em Educação do Campo e Agroecologia.

Em entrevista ao  site BNews, a Laina explicou que a defesa da pré-candidatura foi uma decisão do grupo dedicado às mulheres do PSOL baiano. “É uma mulher que muito nos inspira, importante ter uma mulher negra candidata e que fosse do interior”, disse.

Segundo a vereadora, a indicação do nome de Bernadete causou questionamentos no partido por ter sido lançado “de surpresa”. “Foi algo que foi feito meio urgente, mas eu sou assim, impulsiva”, brincou.

Nas últimas três disputas pelo governo do estado, o ex-vereador Marcos Mendes foi o representante do PSOL nos pleitos. O partido fracassou em todas as tentativas com uma atuação tímida.

Bernadete foi candidata a prefeitura de Ilhéus em 2020 pelo PSOL e ao Senado em 2018.

BNews

Últimas Notícias