China assume controle da maior empresa de eletricidade do Chile

A gigante estatal chinesa State Grid, controlada pelo Partido Comunista, adquiriu definitivamente o comando do diretório da maior empresa de eletricidade do Chile, a Compañía General de Electricidad (CGE). Os asiáticos compraram a participação de 96,04% na empresa da espanhola Naturgy por pouco mais de US$ 3 bilhões.

A negociação, que se arrastava desde março deste ano, é uma das maiores realizadas nos últimos anos no país sul-americano. Com isso, a State Grid consolida seu controle de mais da metade do mercado de distribuição de energia elétrica no Chile.

Há dois anos, a estatal chinesa assumiu a empresa responsável por uma grande parte da distribuição de energia de Valparaíso, a Chilquinta, por cerca de US$ 2,4 bilhões.

A CGE também se dedica ao transporte e distribuição de energia em todo o Chile, com concessões nas regiões de Arica e Parinacota, Antofagasta, Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana, O’Higgins, Maule, Ñuble, Biobío e La Araucanía.

A nova diretoria da companhia chilena contará com os executivos Dai Yan (nomeado presidente), Liang Chengzhong, Huang Futao, Liu Chengzu e Rodrigo Valdés, este último um ex-ministro das Finanças chileno.

Últimas Notícias