Ministro da Educação, Milton Ribeiro disse que as universidades não podem ser comitês políticos

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, criticou o esquerdismo de reitores de universidades federais. “Alguns optaram por visões de mundo socialistas”, disse, na segunda-feira 9, em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil. Segundo Ribeiro, os líderes das instituições têm de ser apartidários. “Precisam cuidar da educação e ponto final”, afirmou, ao mencionar que as faculdades não podem se tornar comitês políticos, de direita ou de esquerda.

Ribeiro salientou que tem bom diálogo com cerca de 20 a 25 reitores, das 69 universidades federais, e revelou que dez deles têm diálogo aberto com o presidente Jair Bolsonaro. “A autonomia universitária, vale lembrar, não é soberania universitária. Alguns entendem assim”, destacou o ministro. À TV Brasil, Ribeiro defendeu a educação técnica e assegurou que os institutos federais, com cursos profissionalizantes, serão as “grandes vedetes do futuro”.

Entre outros pontos, o ministro prometeu que vai priorizar escolas sem água encanada, esgoto tratado e energia elétrica.

REVISTA OESTE

Últimas Notícias