‘Assunto encerrado’, diz Arthur Lira sobre proposta do voto impresso

Lira repetiu que Bolsonaro afirmou que vai respeitar resultado

Presidente afirmou que prioridades do Congresso são outras, mas também comentou que sistema eleitoral pode ser aprimorado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arhtur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta terça-feira (10), logo após a rejeição do voto impresso pela Casa, que a proposta agora é “assunto encerrado” na atual legislatura. 

Em uma derrota ao governo Bolsonaro, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tornaria obrigatório o voto impresso teve 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção. Eram necessários 308 votos favoráveis para que a PEC fosse adiante.

“Esse assunto está, nesse ano, com esse viés de constitucionalidade, encerrado. Nós não teríamos tempo, nem espaço para iniciar nova discussão. Há possibilidade de uma discussão no Senado, que eu também, pela longevidade da PEC, não vejo clara”. 

Ele, porém, afirmou que os chefes dos Poderes têm como “obrigação” se reunir para discutir possíveis melhorias ao sistema eleitoral. Neste sentido, Lira contou que deve procurar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para começar as dicussões.  

“É importante que haja o bom senso do Poder Executivo, do Judiciário, para que todos nós possamos nos sentar e escolher uma maneira racional, clara objetiva de aumentarmos a transparência, auditagem das dúvidas que por acaso ainda possam pairar em cima do sistema eleitoral.”

R7

Últimas Notícias