O pânico irrompe no aeroporto de Cabul, nas mãos do Taleban afegão

Uma multidão está esperando no aeroporto de Cabul na esperança de deixar o país em 16 de agosto de 2021. Shakib Rahmani / AFP

O Afeganistão caiu para as forças do governo nas mãos do Taleban na segunda-feira, 16 de agosto, após a viagem do presidente Ashraf Ghani ao exterior. No aeroporto de Cabul, milhares de pessoas tentaram fugir do país.

A impressionante vitória dos insurgentes islâmicos ao entrarem no palácio presidencial em Cabul na noite de domingo desencadeou cenas de pânico no Aeroporto Internacional de Hamid-Karzai.

O movimento extremista islâmico, na tentativa de derrubar o novo regime que voltou ao poder depois de vinte anos de guerra, impulsionou uma onda de pessoas em direção àquela que era a única saída do país.

Vídeos postados nas redes sociais mostraram cenas totalmente confusas, com milhares de pessoas esperando no dormitório e jovens, sobretudo, presos nos portões ou escadas para tentar entrar no avião.

As forças dos EUA até atiraram para o ar “Para reduzir a confusão”, O representante dos EUA informou à agência de notícias Reuters. “Multidão fora de controle”, Este gerente explicou por telefone. Uma testemunha contactada pela Agência France-Presse (AFP) disse que tinha “Muito assustado”“Eles atiram no ar. [Dans la cohue], Eu vi uma jovem sendo esmagada e morta. “, ele disse.

Testemunhas disseram à Reuters que pelo menos cinco mortes no aeroporto não puderam ser determinadas se as vítimas foram baleadas ou estavam em debandada. “Temos medo de viver nesta cidade. Estamos tentando deixar Cabul.”, Outra testemunha disse à AFP.

Li no Facebook que o Canadá aceita requerentes de asilo do Afeganistão. Espero ser um deles. Perdi meu emprego porque servi no exército e é perigoso para mim morar aqui porque o Talibã com certeza vai me alvejar. “

Os voos comerciais foram cancelados, anunciou a Autoridade Aeroportuária da capital esta manhã. “Para evitar roubos, não haverá voos comerciais do aeroporto Hamid-Karzai. Por favor, não se apresse para o aeroporto.”, Disse ele em mensagem enviada à imprensa.

A expulsão de diplomatas e outros estrangeiros foi organizada em ritmo acelerado durante o fim de semana em Cabul, Relâmpago atinge as forças armadas afegãs após ataque do Taleban.O artigo é reservado para nossos assinantesConsulte Mais informação Afeganistão: vinte anos após a queda, o Taleban recapturou Cabul sem lutar

Pessoal diplomático foi transferido para o aeroporto

Cidadãos afegãos e estrangeiros querem deixar o país “Deveria ser autorizado a fazê-lo”, Implorou aos Estados Unidos e 65 outros países em um comunicado conjunto divulgado de domingo a segunda à noite, alertando o Taleban para comparecer “Responsável” Dentro do estojo. A União Europeia (UE) disse em um comunicado que o Taleban estava em Cabul “Segurança ainda urgente” Procura se defender contra retaliações contra os trabalhadores afegãos.

Os militares dos EUA anunciaram na segunda-feira que havia “Protegido” O aeroporto de Cabul aguarda a evacuação do pessoal da embaixada, incluindo a embaixadora americana Rose Wilson. “Várias centenas” Uma autoridade do Pentágono disse no domingo que funcionários da embaixada dos EUA em Cabul já haviam deixado o Afeganistão. O Departamento de Estado e o Pentágono disseram que a bandeira dos EUA foi removida da embaixada dos EUA na capital afegã. “Manter em segurança”.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aumentou o envio de 5 mil soldados para o aeroporto de Cabul, que preocupa cerca de 30 mil pessoas. Ele decidiu no domingo enviar mais 1.000 soldados. Como no dia anterior, os helicópteros dos EUA continuaram a circular entre a embaixada dos EUA no vasto complexo. “Zona Verde” Athi-fort no centro da capital e no aeroporto.

Alemanha, França e Holanda estiveram entre os países que transferiram seus funcionários para o aeroporto antes de expulsá-los da embaixada em Cabul. A Alemanha planeja a primeira visita de seus diplomatas na noite de domingo. Além disso, Angela Merkel está pedindo aos delegados que resolvam “Várias centenas de soldados” Bundeswehr (Exército Federal Alemão) por esta expulsão, de acordo com um ponto do Chanceler na frente dos líderes de sua comissão parlamentar.

Outros Estados membros da OTAN, incluindo Reino Unido, Itália, Dinamarca e Espanha, anunciaram que irão expulsar seus funcionários diplomáticos, assim como a Suécia.

O primeiro ciclo de vento francês desde segunda-feira

O Ministério das Relações Exteriores da França anunciou no domingo Paris cessa os reforços militares nos Emirados Árabes Unidos Para facilitar a expulsão de seus cidadãos. O primeiro ciclo de circulação de ar planejado pelos militares franceses é planejado entre os Emirados e a capital do Afeganistão “Resultados [la journée de] Segunda-feira “, Anunciada Florence Barley, Ministra das Forças Armadas da França. Existem “Dezenas” O povo francês também deve ser expulso “Pessoas sob nossos cuidados”, Ela esclareceu.

Entre os franceses a serem expulsos estavam diplomatas. A França também reiterou sua vontade “Continue a defender a segurança das personalidades da sociedade civil afegã, defensores dos direitos humanos, artistas e jornalistas, especialmente aqueles que estão sob ameaça”.. O governo disse na sexta-feira que mais de 600 afegãos que trabalham para organizações francesas chegaram à França com suas famílias.

O Taleban anunciou na noite de quinta-feira que Londres estava enviando cerca de 600 soldados para evacuar seus civis. Quando Sunday Times O Reino Unido confirmou que se prepara para expulsar seu embaixador, Larry Bristow, e não quer manter sua presença diplomática em Cabul.

O Canadá anunciou na noite de domingo que estava fechando temporariamente sua embaixada, com funcionários canadenses já a caminho de casa. O Ministério da Defesa italiano falou sobre o lançamento do primeiro avião militar no domingo.“Evacuação de emergência”.

Dinamarca e Noruega anunciaram o fechamento temporário de suas embaixadas em Cabul, enquanto a Finlândia planeja expulsar 130 trabalhadores afegãos locais. A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, disse que os despejos incluíram tradutores afegãos e outros funcionários locais.O artigo é reservado para nossos assinantesConsulte Mais informação A retirada dos EUA do Afeganistão foi uma diversão para o governo Biden

Enquanto isso, a embaixada holandesa em Cabul estava trabalhando em um escritório improvisado perto do aeroporto no domingo. A Holanda disse que vai receber tradutores afegãos e outros funcionários diplomáticos na sexta-feira.

Finalmente, a Rússia não tem planos de desocupar sua embaixada. “Nenhuma evacuação planejada”Zamir Kabulov, o embaixador do Kremlin no Afeganistão, foi citado pela agência de notícias Interfax no domingo. Kapulov disse que a Rússia foi um dos países que receberam garantias do Taleban sobre a segurança de sua embaixada. O embaixador russo em Cabul se encontra com o Taleban na terça-feira. “Reconhecimento ou não [du nouveau pouvoir] Dependendo do funcionamento do novo regime “, Ele adicionou.

O Ministério das Relações Exteriores disse que todos os membros da embaixada saudita foram expulsos de Cabul.

Outras partes da capital ficaram quietas na segunda-feira. O Talibã armado patrulhou as ruas e montou postos de controle. O mulá Abdul Gani Bharat, cofundador do movimento Talibã, pediu que seus homens seguissem a disciplina. “É hora de avaliar e provar que agora podemos servir a nossa nação e mostrar que podemos garantir segurança e conforto na vida.”, Ele disse em um vídeo.O artigo é reservado para nossos

 A agonia dos afegãos tentando trazer suas famílias para a França

Le Monde com AFP e Reuters

Últimas Notícias