Novos vídeos e fotos agravam escândalo da festa clandestina sem máscaras do presidente argentino

Nas últimas horas, a divulgação de mais imagens da festa e de uma comemoração política em meio a pandemia aceleraram o desgaste do presidente argentino, a três semanas das eleições primárias.

Três breves vídeos da festa clandestina de aniversário da primeira-dama, Fabiola Yañez, com a participação do presidente Alberto Fernández, foram divulgados nas últimas horas pelo próprio governo argentino como uma estratégia de controlar os danos e de esgotar o assunto rapidamente.

“O mais provável é que o governo tenha ponderado entre duas opções: ou permitir o desgaste da imagem do presidente a conta-gotas ou detonar o desgaste de uma só vez”, avalia o analista político Jorge Giacobbe.

“Optaram por acelerar o assunto agora, difundindo os vídeos antes que caíssem nas mãos da oposição.”

A pressa por esgotar o assunto explica-se pelas eleições primárias do próximo 12 de setembro, quando os argentinos irão às urnas para elegerem os candidatos para as eleições legislativas de 14 de novembro. As primárias na Argentina costumam funcionar como um primeiro turno.

Imagem de Alberto Fernández, da Argentina, em 6 de agosto de 2021 — Foto: Gabriel Bouys/Reuters
Imagem de Alberto Fernández, da Argentina, em 6 de agosto de 2021 — Foto: Gabriel Bouys/Reuters

Os vídeos são fragmentos da festa do dia 14 de julho de 2020, aniversário da primeira-dama, quando regia um decreto elaborado e assinado pelo próprio presidente, um advogado penalista, através do qual se impunha um isolamento social, a proibição de circulação para pessoas cujos trabalhos não fossem essenciais e a proibição de qualquer reunião social.

Nos vídeos, nenhum dos convidados exibe máscaras nem mantém distanciamento social. Em determinado trecho, ouve-se o próprio presidente a tossir.

As imagens deixam claro que se tratou de um jantar na residência oficial com vinho, bolo de aniversário e champanhe, embora a comunicação oficial na época indicasse que “o aniversário da primeira dama, por ser em plena pandemia, seria por ‘zoom’ e com máscaras de proteção”.

Os vídeos parecem ter sido cuidadosamente editados, com cortes em momentos em que as imagens indicariam beijos e abraços da aniversariante com os convidados.

Últimas Notícias