Alexandre de Moraes autoriza Jefferson a ir para hospital, mas com tornozeleira

Presidente do PTB, Roberto Jefferson | Foto: TV PTB/Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou neste sábado, 4, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, a deixar a prisão para se submeter a tratamento médico em um hospital particular do Rio de Janeiro.

O ex-deputado está preso desde 13 de agosto, no âmbito do inquérito que investiga supostas milícias digitais. Ele chegou a passar mal, foi atendido e diagnosticado com pielonefrite aguda bilateral, uma infecção que atinge os rins.

Diante disso, a defesa pediu ao Supremo para o ex-deputado ser transferido para um hospital de sua confiança. Na quinta-feira 2, Moraes exigiu um laudo médico para autorizar a transferência.

“Autorizo a sua saída imediata do estabelecimento prisional, somente após a instalação de tornozeleira eletrônica, tão somente para tratamento médico, a ser realizado no Hospital Samaritano Barra”, escreveu o ministro neste sábado.

Alexandre de Moraes deixou claro que, mesmo possibilitando o tratamento médico, a prisão preventiva de Jefferson está mantida. Segundo o ministro, a medida é “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”.

Medidas cautelares

O ex-deputado ficará submetido a uma série de medidas cautelares:

  1. Monitoramento eletrônico, com área de inclusão tão somente no endereço do Hospital Samaritano Barra;
  2. Proibição de receber visitas sem prévia autorização judicial, à exceção de seus familiares, observadas as regras
    hospitalares;
  3. Proibição de ter qualquer forma de acesso ou contato com os investigados nos Inquéritos 4.874/DF e 4.879/DF;
  4. Proibição de frequentar ou acessar, inclusive por meio de sua assessoria de imprensa, ou qualquer outra pessoa, as
    redes sociais apontadas como meios da prática dos crimes a ele imputados;
  5. Proibição de conceder qualquer espécie de entrevista sem prévia autorização judicial.

“Destaco que o descumprimento injustificado de quaisquer dessas medidas ensejará o retorno ao estabelecimento prisional”, escreveu o magistrado.

“Ajudem-me a sair dessa jaula”, diz Jefferson em nova carta

Na sexta-feira 3, Jefferson, escreveu uma nova carta da prisão em que relatava o seu quadro de saúde e pedia ajuda para sair do que classificou de “jaula”.

Ele afirmou que, ao ser preso, se deu conta de que tem “um complexo quadro clínico”. Jefferson informou não ter mais febre nem “intensas dores renais”, mas diz estar “no meio de uma infecção renal que não cede”.

“Eu gostaria, apesar de estar sendo muito bem tratado, de poder contar com a equipe multidisciplinar que me atende desde 2012”, escreveu.

Ele recordou que tem complicações em decorrência de um câncer e pediu apoio para deixar a prisão: “Por favor, meus irmãos e irmãs, ajudem-me a sair dessa jaula. Sou leão ferido, mas ainda em condições de rugir”.

Últimas Notícias