Carla Zambelli fala na possibilidade de uma solução “solucionadora” ou “catastrófica” nos próximos dias

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) se pronunciou sobre as manifestações pró-governo que ocorreram nesta terça-feira (07), Dia da Independência do Brasil.

A parlamentar voltou a levantar a possibilidade de ser convocada uma reunião do Conselho da República, o qual envolve importantes figuras do Poder Legislativo e Executivo — menos o Judiciário

Uma das prerrogativas dessa junta é deliberar sobre temas sensíveis, como uma eventual Intervenção Federal, decretação de Estado de Sítio ou decretação de Estado de Defesa. Também é parte desse conselho discutir a estabilidade das instituições que compõe a República.

De acordo com Zambelli, a convocação de uma reunião do Conselho da República seria para o presidente Jair Bolsonaro falar sobre a instabilidade institucional que o país atravessa no momento.

Segundo a parlamentar, as possibilidades sobre os rumos políticos do país nos próximos dias são imensas. Na opinião dela, o Brasil poderá ter soluções que vão desde “solucionadoras” à “catastróficas”. Zambelli apontou que isso vai depender do posicionamento do presidente do STF, Luiz Fux, acerca das manifestações de ontem e a repercussão que o assunto terá na imprensa.

“As possibilidades que se abrem para gente nos próximos dias, nas próximas semanas, são gigantescas e de proporções grandiosas, desde catastróficas até solucionadoras. Então, a gente tem de um lado a possibilidade de uma reunião da República para tentar estabilizar os poderes. E isso a gente vai saber amanhã, por exemplo, quando o ministro Fux, como presidente do STF der o seu tom a respeito do que ele achou das manifestações e a respeito do que ele acha que tem sido feito das decisões arbitrárias dos inquéritos inconstitucionais que tem sido levado a cabo dentro da Corte”. A gente ainda tem outra questão, que é a narrativa da imprensa — disse Zambelli.

A parlamentar ainda frisou que a resolução mais legitima desse problema seria o Senado Federal questionar o STF institucionalmente. No entanto, ela deixou claro que não acredita nessa hipótese devido a postura que anda sendo adotada pelo presidente da casa legislativa, Rodrigo Pacheco.

Carla Zambelli também alertou para possibilidades que podem ocorrer ao arrepio da Constituição, que seria um golpe de Estado capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro ou um impeachment, sem crime, do chefe do Executivo.

Nos próximos dias, nós temos diversas coisas que podem acontecer de forma institucional. E nós temos duas possibilidades, que teoricamente estão fora da Constituição: ‘Um golpe, que pode ser dado pelo presidente Bolsonaro — e essa narrativa que eles querem pregar na sua mente, de que o presidente vai aplicar um golpe, fora da Constituição, fora do que está previsto na lei. E através dessa narrativa, esse outro fato que é o impeachment do presidente Bolsonaro’” — afirmou.

Últimas Notícias