PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA: Evangélicos no México forçados a desistir de cultos domésticos para não ficarem sem água

Igrejas são obrigadas a pagar traficantes para poder funcionar, no México

A perseguição religiosa a evangélicos no México vem se acentuando, e mais recentemente duas famílias foram ameaçadas de privação de serviços essenciais, como água, por rejeitarem a exigência de que negassem a fé em Jesus Cristo.

O imbróglio, iniciado em janeiro de 2019, envolve duas famílias ligadas à Primeira Igreja Batista em la Mesa Limantitla, no município Huejutla de Los Reyes, no estado de Hidalgo, região central do México.

Os evangélicos Nemesio Cruz Hernández e Eligio Santiago Hernández, receberam ameaças às suas famílias durante uma reunião comunitária, quando foram proibidos de falar pelos líderes da região, identificados como Jose Marcos Martínez e Julio Alvarado Hernández.

Martínez e Hernández fizeram ameaças caso os cultos domésticos realizados na casa de outro evangélico, Bartolo Martínez Hernández, não fossem interrompidos. O próprio anfitrião recebeu uma multa por permitir as celebrações.

Em seguida, a dupla de líderes comunitários bloqueou o fornecimento de água e esgoto às duas famílias, assim como sabotou seu acesso a programas de benefícios do governo e à usina comunitária por mais de um ano.

Em janeiro do ano passado, quando as duas famílias evangélicas se viram sem alternativas, um acordo extrajudicial foi assinado, com os fiéis abrindo mão de seu direito de realizar cultos domésticos.

O caso veio a público e repercutiu internacionalmente após denúncia feita pela entidade Christian Solidarity Worldwide (CSW), sediada no Reino Unido, de acordo com informações do portal The Christian Post.

O acordo determinava que cada família seria condenada a pagar uma multa ilegal de US$ 3 mil (R$ 15,6 mil na cotação atual). As autoridades estaduais pagaram parte da multa, mas as famílias continuaram sendo ameaçadas de expulsão ao longo de 2020 e 2021.

GOSPEL PRIME

Últimas Notícias