Relatório denuncia golpe geopolítico da China para desestabilizar adversários

A China está espalhando sua influência no mundo por todos os meios, incluindo a desinformação. É o que afirma um relatório de 650 páginas do Instituto de Pesquisa Estratégica da Escola Militar da França (IRSEM) divulgado nesta segunda-feira (20).

O IRSEM é um órgão externo da Direção-Geral de Relações Internacionais e Estratégia (DGRIS) do Ministério das Forças Armadas francesa.

O texto afirma que todos os golpes são permitidos para que os chineses sejam a primeira potência mundial. Geopoliticamente, Pequim não mede esforços para desestabilizar seus adversários.

Segundo o relatório, as autoridades chinesas possuem um exército de desinformadores cujo quartel-general está localizado na Base 311 do Exército Popular. Esta base se encontra em Fuzhou, no sul do país, e realiza operações de influência através de rádios, editoras, universidades.

documento revela números preocupantes: 2 milhões de chineses seriam pagos em tempo integral para veicular a propaganda do regime do Partido Comunista Chinês e 20 milhões atuariam em meio período, para sobrecarregar as redes sociais e criar falsos movimentos espontâneos.

Entrada da Base 311 do Exército Popular, em Fuzhou, no sul do país | Foto: IRSEM

Últimas Notícias