Em depressão profunda Jornalista detido por Alexandre Moraes não come há 18 dias, diz advogada

Antes de ser preso, o blogueiro chegou a publicar mensagem com referência ao golpe de 1964

O jornalista Wellington Macedo, preso no dia 3 de setembro acusado de disseminar supostas fake news e incitar por meio de redes sociais a invasão do Supremo Tribunal Federal, está sem se alimentar há 18 dias. O motivo seria uma suposta depressão. Macedo está no presídio da Papuda, em Brasília.

A prisão dele foi decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República. A advogada dele, Mônica Holanda, que fala com ele por meio de videoconferência, diz que ele está muito abatido e com aparência descuidada. Ela afirma que Macedo parou de comer e de beber água.

Antes de ser preso, ele chegou a publicar uma mensagem com referência ao golpe militar de 1964. “O que estamos ouvindo são ecos de cachorros mortos. Chegou a hora. Mais uma vez, após 57 anos, serão derrotados os que se achavam donos do poder. Poder o povo dá. Poder o povo tira”, escreveu o blogueiro.

Outros canais usados por ele já haviam sido suspensos pelas redes sociais em que estavam abrigadas. Em 26 de agosto, ele publicou no Twitter a frase “não vão me calar” e um link para uma página do Instagram, que foi removida. A página do blogueiro no YouTube também foi derrubada.

De acordo com a advogada, a cela onde ele está parece uma solitária, mas tem vaso sanitário, pia e chuveiro. Um pedido de revogação da prisão preventiva do blogueiro está com o ministro Alexandre de Moraes. Outro pedido é de que ele tenha aprovada prisão domiciliar, por causa de seu estado de saúde.

r7

Últimas Notícias