Atos contra Bolsonaro fracassam mais uma vez e deixam um recado: com ou sem Lula, a bandeira do atraso é pesada demais

Passeata vazia

Manifestantes voltaram às ruas neste sábado, 2, em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro. Foram registrados atos em algumas capitais do país, como no Rio de Janeiro pela manhã, em Salvador e Recife. Em São Paulo, onde foi contratado um carro de som cinco estrelas (alugado por R$ 100 mil) próximo ao Masp para recepcionar o público, a passeata teve como atração a presença de Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT). Faixas foram estendidas nas pistas pedindo o impeachment do presidente. A principal crítica foi a alta de preços de gêneros alimentícios e, especialmente, do botijão de gás.

Uma premissa irrevogável do jornalismo é não brigar com os fatos. Diferentemente de alguns sites e emissoras de TV que fizeram ginástica para tentar manter aquecida a cobertura de uma manifestação sem gente e convocaram especialistas para dizer que o que estava na tela não era “o retrato do que o brasileiro pensa” (esta frase foi pinçada do noticiário televisivo), a Oeste optou pelas imagens aéreas da Polícia Militar de São Paulo.

Neste sábado, dois helicópteros “Águia” se revezaram no monitoramento, junto com uma inovação que a polícia tem testado com eficácia: drones — hoje foram cinco. A PM colocou mil homens nas cercanias da Paulista, no Centro e nas revistas nas catracas das estações do Metrô, além de 150 viaturas e 60 cavalos.

O Comando de Aviação da PM acompanha a manifestação de hoje com 2 helicópteros “Águia”. Outros 5 drones são utilizados para segurança das pessoas e cobertura do ato. Imagens do Águia 13, às 14 horas. pic.twitter.com/0kB0qeVEkn

— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) October 2, 2021

Imagens do Águia 13, às 15:47. pic.twitter.com/i9ns7I4l9b

— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) October 2, 2021

Avenida Paulista 07/09/2021.
Avenida Paulista 02/10/21. Fiasco total, e ainda contrataram um trio elétrico de luxo por 100 mil reais. pic.twitter.com/uUlqLRoI7D

— Tenente Mosart Aragão (@AragaoMosart) October 2, 2021

A reportagem de Oeste esteve na Paulista e registrou que os atos deste sábado tiveram a mesma concentração da passeata de 12 de setembro, convocada por MBL, Vem Pra Rua, João Doria e João Amoêdo. Desta vez, contudo, há um elemento diferente e que deve ser notado no xadrez eleitoral: foi a esquerda quem convidou a turma para a festa — leia-se: PT, Psol, CUT e sindicatos, que historicamente tinham capacidade de mobilização de massa. Não foi ninguém. Mais do que isso: por que Lula não apareceu? Foi cálculo, método ou o quê?

Os atos contra Bolsonaro fracassaram de novo. Só que desta vez deixaram um recado mais amargo: com ou sem Lula, a bandeira do atraso parece pesada demais — e os institutos de pesquisa insistem em dobrar a aposta.

Militantes de PT e Psol se reúnem em ato esvaziado na Avenida Paulista | Foto: Rodrigo Soares/Revista Oeste

Últimas Notícias