OCDE fecha acordo com 136 países, incluindo o Brasil, para definir um imposto global mínimo de 15% para as multinacionais

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) finalizou nesta sexta-feira (8) acordo com 136 países, entre eles o Brasil, para cobrar um imposto mínimo global de 15% das multinacionais a partir de 2023.

O objetivo é coibir a evasão em paraísos fiscais. Também é uma forma encontrada pelas nações para tributar grandes empresas de tecnologia.

O pacto havia sido anunciado de forma preliminar em julho. Agora, recebeu agora o endosso de Estônia, Hungria e Irlanda.

Em comunicado, a OCDE classificou o acordo como “histórico”. Calcula que a taxação vai realocar mais de US$ 150 bilhões de lucros de cerca de 100 das maiores e mais lucrativas multinacionais para países do mundo todo.

“O acordo de hoje tornará a tributação global mais justa e eficiente” afirmou Mathias Cormann, o secretário-geral da OCDE, em nota. “Agora precisamos ser diligentes em garantir a implementação desta grande reforma”, completou.

Poder 360

Últimas Notícias