Milagre esquerdista: regime de Maduro universalizou a miséria

Em pouco mais de sete anos, o socialismo na Venezuela atingiu os maiores índices de pobreza de sua história, 94,5% dos venezuelanos vivem na pobreza, dos quais 76,6% estão em extrema pobreza.

Para os esquerdistas, Maduro é o símbolo do êxito do socialismo na América Latina

Via Derecha Diário
– redação Latino-americana

Um recente estudo realizado pela Pesquisa de Condições de Vida na Venezuela (Encovi) e apresentado em 29 de setembro revelou um dado lapidar: 9 em cada 10 venezuelanos vivem na pobreza e 3 em cada 4 venezuelanos vivem na pobreza extrema.

O estudo rendeu números alarmantes de uma Venezuela cada vez mais destruída pelo socialismo. Constatou-se que 94,5% da população venezuelana tem renda abaixo da linha da pobreza, não podendo nem custear a cesta básica.

Além disso, 76,6% dos venezuelanos não são apenas pobres, mas também vivem em extrema pobreza, o que significa que sua renda não cobre as necessidades mínimas de alimentação ou medicamentos e passam fome.

O sociólogo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Iies-Ucab), Luis Pedro Espanha, destacou que o país é sem dúvida o mais pobre da América do Sul e um dos mais pobres do mundo, junto com Cuba, Haiti, Burundi, e Sudão do Sul.

Miséria e mais miséria

A Espanha garante que este valor deve ser um “teto” para a Venezuela, já que os 5% restantes da população pertencem à classe política (funcionários públicos, militantes, militares e empresários prebendários) que subsiste no sistema socialista.

“Sair da pobreza depende de oportunidades e de seu acesso a elas. Há muitas pessoas treinadas na Venezuela que não têm onde trabalhar “, disse ele. “É um país onde não há investimento”.

O estudo também revelou que apenas metade dos venezuelanos em idade produtiva para trabalhar (7,6 milhões) estão atualmente ativos, o que significa que há 50% de desemprego.

De acordo com os dados do estudo, as mulheres têm sido as mais afetadas pela falta de emprego, com apenas 32,9% de atividade. O salário mínimo do setor público no país não passa de 2 dólares por mês, o que é insuficiente para cobrir as necessidades mínimas de alimentação. O salário médio dos trabalhadores do setor privado é de US $ 5 por mês.

O PIB da Venezuela caiu 74% desde a chegada do Chavismo ao poder. Um país cada vez mais atingido pelo regime socialista.

Últimas Notícias