Igreja italiana ‘fecha porta’ para investigações sobre pedofilia

ROMA, 14 OUT (ANSA) – Por Manuela Tulli – A Igreja Católica da Itália fechou as portas para a hipótese de abrir investigações para verificar como e quanto o “fenômeno da pedofilia” atingiu os religiosos do país.

Depois das revelações ocorridas na França, que instituiu investigações semelhantes às realizadas nos Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Alemanha, Áustria e Bélgica – apenas para citar alguns dos países que decidiram acertar as contas com essa praga do passado -, muitos começaram a perguntar se também a Igreja na Itália dever esclarecer o que aconteceu contra as crianças.

Nesse momento, inclusive, começou o recolhimento de assinaturas no portal change.org para pedir que a Conferência Episcopal Italiana (CEI) faça o mesmo tipo de investigação feita por ordem das outras instituições católicas nos países europeus.

Porém, o presidente da CEI, cardeal Gualtiero Bassetti, responde que essa não é a estrada a ser seguida no país. “É perigoso enfrentar a praga da pedofilia com base em estatísticas. O conhecimento do fenômeno, em meu ponto de vista, deve ser feito cientificamente, não por investigações”, disse nesta quinta-feira (14).

“Nós fizemos a coisa mais importante nesse momento: se há um rio que sai do caminho, se coloca um aterro. E estamos fazendo, em acordo com a Santa Sé, um trabalho importantíssimo de prevenção, de monitoramento nas dioceses, de especialistas que avaliam os casos rapidamente”, acrescenta o arcebispo de Perugia.

agora noticia

Últimas Notícias