Relatório governista da CPI pede investigação sobre compra dos respiradores do Nordeste

A versão “governista” do relatório da CPI da Covid-19 pede para que a Polícia Federal abra uma investigação sobre a compra malsucedida dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, em 2020, em um dos momento mais difíceis da pandemia.

Segundo informações do canal CNN Brasil, o texto dos senadores alinhados ao presidente Jair Bolsonaro sugere que a PF se encarregue de investigar a negociação dos 300 respiradores com a Hempcare, que seriam distribuídos entre os estados da região, mas não foram entregues, mesmo com os R$ 48 milhões pagos pelo Consórcio. A quantia não foi devolvida.

Além, o texto ainda pede que as Assembleias Legislativas dos estados do Nordeste abram investigações sobre as negociações, já que os recursos eram oriundos dos estados, e não da União. A Bahia deve estar inclusa na lista de estados, diz o canal.

Na época das compras, o Consórcio Nordeste era presidido pelo governador Rui Costa (PT), e quem coordenou as negociações foi Bruno Dauster, então secretário da Casa Civil, que pediu demissão em seguida.

Últimas Notícias