Guedes chama de ‘conversinha’ previsões que apontam baixo crescimento do Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou de “conversinha” nesta segunda-feira (25) as estimativas cada vez mais pessimistas do mercado e de economistas sobre o crescimento do Brasil no ano que vem.

Nesta segunda, o aumento da incerteza fiscal e o contexto de juros mais altos levaram o Itaú Unibanco a rever projeções para o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano — de uma estimativa anterior de 0,5% de crescimento, o banco atualizou a previsão para uma retração de 0,5%.

Sem mencionar a projeção do Itaú Unibanco, o ministro afirmou: “O crescimento não ia vir. Já tá 5% ou 5,3% ou 5,4% neste ano. Já estão falando que no ano que vem não vai crescer. Vai crescer de novo, cada um vai fazer o seu trabalho”.

Em discurso no Palácio do Planalto para o presidente Jair Bolsonaro e ministros durante o lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde, Guedes recorreu à tese várias vezes reiterada por ele do “crescimento em V”.

Além do Itaú, a consultoria MB Associados reduziu a projeção para o PIB de 2022, passando de 0,4% para 0%, ou seja, uma estagnação econômica.

“Vamos crescer ano que vem de novo. A conversinha é sempre essa. Primeiro que ia cair, ia ficar lá embaixo, não ia voltar. Aí volta em V”, afirmou.

Além do Itaú, a consultoria MB Associados reduziu a projeção para o PIB de 2022, passando de 0,4% para 0%, ou seja, uma estagnação econômica.

agora noticias

Últimas Notícias