Mais de 216 mil crianças foram vítimas de pedofilia na Igreja Católica da França

Nesta terça-feira, o relatório de abusos sexuais de padres e religiosos da Igreja Católica da França desde 1950, aponta mais de 216 mil menores de idade que foram vítimas de pedofilia.

Se considerar os laicos que trabalhavam nas instituições católicas, esse número sobe para 330 mil, de acordo com a pesquisa feita por Jean-Marc Sauvé, presidente da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase).

A investigação durou dois anos e meio, e revelou que a instituição teve entre 2.900 a 3200 pedófilos desde 1950.  A comissão afirma que os números são uma “estimativa mínima”  baseada apenas na análise de arquivos da igreja, Justiça, polícia judiciária, imprensa e depoimentos.

O número se refere a uma população total de 115 mil sacerdotes ou religiosos durante esse período de 70 anos na igreja católica do país. O estudo também foi completado com pesquisa com 30 mil pessoas da população francesa.

Depois da publicação, o presidente da Conferência Episcopal da França, monsenhor Éric de Moulins-Beaufort, pediu desculpas às vítimas de agressões sexuais e disse que é uma “vergonha”.

O papa Francisco também se pronunciou: “O primeiro pensamento vai para as vítimas, com grande pesar, pelas suas feridas”. E acrescentou ser grato pelas vítimas terem denunciado tais crimes, segundo as informações do G1.

Últimas Notícias