Novo partido de Bolsonaro, PL votou com o governo em 93% das vezes na Câmara

Há dois anos sem partido, o presidente Jair Bolsonaro definiu nesta segunda-feira (8) seu futuro partidário de olho nas eleições de 2022. Ele confirmou, em entrevista à TV CNN Brasil, que está “99% fechado” com o Partido Liberal. O PL é a segunda legenda mais fiel ao governo na Câmara. De acordo com o Radar do Congresso, a bancada votou com o Planalto em 93% das vezes desde o início do mandato. Entre os principais partidos da Casa, apenas o PSL – que ainda concentra a maior parte dos parlamentares eleitos na onda bolsonarista em 2018 – tem fidelidade maior (95%).

O Radar, ferramenta do Congresso em Foco que compila e qualifica as informações do Congresso Nacional, chegou a esse índice após análise das 1.143 votações realizadas na Câmara desde o início da atual legislatura, em fevereiro de 2019. O índice de governismo é calculado com base na coincidência entre os votos de cada deputado e a orientação do governo na mesma deliberação. O acerto de Bolsonaro com o PL foi fechado com o presidente da legenda, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, que cumpriu pena de prisão após ser condenado no mensalão. Essa será a décima sigla de Bolsonaro em 32 anos de trajetória política.

A bancada do PL na Câmara é composta atualmente por 43 deputados. É a terceira mais numerosa da Casa, atrás apenas do PT (53) e do PSL (54). Vice-líder do partido e um dos líderes da bancada evangélica, o deputado Lincoln Portela (MG) conversou nesta segunda tanto com Valdemar quanto com Bolsonaro. Segundo ele, a filiação deverá ocorrer no dia 22, em referência à data, ao número do partido e ao ano da próxima eleição.

Congresso em Foco

Últimas Notícias