Pfizer disse que em 100 dias terá vacina para variante que foi descoberta hoje! Fica a dica aí

Cepa descoberta na África do Sul tem mais mutações e pode escapar da proteção do sistema imune oferecida por vacinas

O laboratório alemão BioNTech, sócio da Pfizer, espera ter em duas semanas, no mais tardar, os primeiros resultados dos estudos que vão determinar se a nova variante da Covid-19 detectada na África do Sul é capaz de escapar da proteção da vacina.

“Iniciamos de maneira imediata estudos sobre a variante B.1.1.529, que difere claramente das variantes já conhecidas porque tem mutações adicionais na proteína spike, característica do vírus Sars-Cov-2”, afirmou um porta-voz do laboratório à AFP. 

“Pfizer e BioNTech se prepararam há vários meses para ajustar sua vacina em menos de seis semanas e entregar as primeiras doses em 100 dias no caso de uma variante resistente”, completou.

A nova cepa tem mutações do vírus inicial com potencial para torná-la mais transmissível a ponto de deixá-lo dominante: foi o caso da variante Delta, registrada primeiramente na Índia, que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), reduziu a eficácia das vacinas em termos de transmissão do vírus para 40%.

Neste momento, os cientistas sul-africanos não têm certeza da eficácia das vacinas anti-Covid existentes contra a nova forma do vírus.

r7

Últimas Notícias