EITA MULESTA: Anvisa diz estar trabalhando urgentemente com fabricantes de vacinas para saber se irá precisar fabricar outros imunizantes contra variante Ômicron

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou estar trabalhando com as empresas que desenvolveram as vacinas contra a Covid-19 aplicadas no Brasil sobre o impacto gerado pela variante ômicron. Segundo a Anvisa, as fabricantes já estão fazendo estudos para avaliar possíveis mudanças de desempenho nos imunizantes de PfizerJanssenAstraZeneca e SinoVac – estas duas últimas representadas no Brasil por Fiocruz e Instituto Butantan, respectivamente – e a agência pediu informações sobre as pesquisas em andamento. “A Anvisa mantém o compromisso de atuar juntamente com as autoridades internacionais e as empresas envolvidas para permitir que as atualizações nas vacinas, caso necessárias, sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, eficácia e segurança”, disse a empresa em nota. A agência também reforçou a importância da vacinação como melhor forma de combater as infecções pelo coronavírus.

Detectada pela primeira vez na África do Sul, a ômicron tem um conjunto de cinquenta mutações e tudo indica que ela seja mais transmissível que as outras variantes. Contudo, ainda não se tem informações sobre a letalidade da nova cepa, nem sobre como ela interage com as vacinas já existentes, podendo ser necessária uma atualização dos imunizantes. Até o momento, o Brasil já tem três casos confirmados da ômicron, todos em São Paulo e vindos do exterior, ao mesmo tempo em que a campanha de vacinação nacional segue avançando – 62,72% já foi completamente vacinada, seja com as duas doses ou com a vacina de dose única.

Últimas Notícias