PGR diz ao STF não ver interferência para impedir extradição de Allan dos Santos

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araujo pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para rejeitar um pedido para afastar do cargo o secretário nacional de Justiça, José Vicente Santini.

Santini é suspeito interferir, dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para impedir a extradição do jornalista Allan dos Santos.

O parecer da PGR rejeita essa hipótese e também o indiciamento de Santini pelo suposto crime de obstrução de investigação criminal. Essa suspeita foi levantada pela delegada da Polícia Federal Denisse Ribeiro, responsável pela investigação sobre a existência de uma suposta “milícia digital”, aberta e supervisionada por Alexandre de Moraes no STF.

A suspeita se baseia numa suposta tentativa de Santini de obter documentos do processo de extradição, ordenada por Moraes em outubro, e que tramitam no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão do próprio MJ e subordinado ao secretário.

Exonerada da chefia do departamento, a delegada Silvia Amélia resistia a apresentar os papéis, sob o argumento de que o processo era sigiloso e que não passava pelo crivo de Santini.

Últimas Notícias