Covid-19: China impõe lockdown a 13 milhões de pessoas… Aqui no Brasil, governadores e prefeitos seguem agendas de festas e carnaval!

(AP)

A China ordenou nesta quarta-feira (22)  lockdown até 13 milhões de pessoas em bairros e locais de trabalho na cidade de Xi’an, no norte do país, após um aumento nos casos de coronavírus, gerando pânico na compra apenas algumas semanas antes de o país sediar as Olimpíadas de Inverno Jogos

A mídia estatal informou que as autoridades municipais ordenaram que todos os residentes ficassem em casa, a menos que tivessem um motivo urgente para sair, e suspenderam todo o transporte de ida e volta para a cidade, exceto em casos especiais.

A ordem deveria entrar em vigor à meia-noite e sem prazo determinado para terminar.

Uma pessoa de cada família terá permissão para sair a cada dois dias para comprar as necessidades domésticas, disse o pedido.

Na quarta-feira, Xi’an relatou 52 novos casos do coronavírus transmitidos localmente nas últimas 24 horas.

A China adotou medidas estritas de controle de pandemia sob seu programa de transmissão zero, levando a lockdowns frequentes, mascaramento universal e testes em massa.

Essas medidas foram intensificadas nos últimos dias, antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 4 de fevereiro.

As restrições de Xi’an são algumas das mais severas desde que a China em 2020 impôs um bloqueio estrito a mais de 11 milhões de pessoas na cidade central de Wuhan e arredores depois que o COVID-19 foi detectado lá pela primeira vez no final de 2019.

Postagens de mídia social registraram pânico na compra de mantimentos e produtos domésticos, com o governo dizendo que novos suprimentos seriam trazidos na quinta-feira.

Últimas Notícias