Bolsonaro questiona interesse de ‘tarados’ por vacina para crianças; “Eu pergunto: você tem conhecimento de criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid?

Um dia após o Ministério da Saúde anunciar a inclusão de crianças e adolescentes de 5 a 11 anos no plano de vacinação contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a medida, questionou o interesse por trás da imunização infantil, disse desconhecer mortes pela doença nessa faixa etária e informou que sua filha, Laura Bolsonaro, não será vacinada.

“Eu pergunto: você tem conhecimento de criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho. Na minha frente tem umas dez pessoas, se alguém tem conhecimento, levanta o braço. Ninguém levantou o braço”, disse apesar de o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, informar que ao menos 1.148 crianças de até 9 anos já morreram de Covid-19 no país desde o início da pandemia. O número supera o total de mortes infantis por doenças para as quais há imunizantes.

Bolsonaro questionou, ainda, qual o interesse por trás da vacinação infantil. “O que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso? Qual o interesse daquelas pessoas taradas por vacina? É pela vida? Pela saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças no país, mas não estão”, avalia.

Por outro lado, a Anvisa reforça que mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas Covid-19 aprovadas pela agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam, e muito, seus eventuais riscos.

r7

Últimas Notícias