Sem sucesso com as injeções… OMS recomenda agora 2 novos medicamentos contra a covid-19

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou na 5ª feira (13.jan.2022) a utilização de 2 novos medicamentos no tratamento de pacientes com covid-19. São eles: baricitinibe e anticorpo monoclonal sotrovimabe, ambos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O baricitinibe também é usado no tratamento de pacientes com artrite reumatoide moderada a grave. É contraindicado a pessoas sensíveis ao produto ou a seus componentes e a mulheres grávidas.

Segundo texto publicado na revista médica BMJ por especialistas da OMS, o baricitinibe “é fortemente recomendado para pacientes com covid-19 grave ou crítico em combinação com corticosteroides”. A organização de saúde encontrou evidências de que o baricitinibe “melhorou a sobrevida e reduziu a necessidade de ventilação, sem aumento observado nos efeitos adversos”.

Já o anticorpo monoclonal sotrovimabe, que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus, é recomendado a pacientes com covid-19 não grave e com maior risco de internação hospitalar. O medicamento não possui contraindicações.

As novas orientações da OMS são baseadas em 7 ensaios com mais de 4.000 pacientes com covid-19 não grave, grave e crítico.

Poder 360

Últimas Notícias