Prefeito de São Bernardo ameaça denunciar pais que não vacinarem filhos ao MP

Apesar de a vacinação contra a covid-19 não ser obrigatória no Brasil — seja para adultos ou crianças — o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando (PSDB), disse em uma transmissão ao vivo na última quinta-feira, 20, que a escola vai pedir o comprovante de vacinação contra a covid-19 e que vai entregar uma lista com o nome das crianças não vacinadas que forem à escola, ao Ministério Público.

“A escola vai pedir o comprovante de vacina, a escola vai pedir, como já pede. (…) O que nós vamos acrescentar é pedir o comprovante de vacinação contra a covid. ‘Eu não quero dar a vacina no meu filho’. É um direito seu, é um direito seu. O meu apelo, da minha equipe, é para você vacinar. Mas a responsabilidade do seu filho é seu, e eu sei disso.”

Morando disse que vai entregar uma lista ao Ministério Público com os nomes de quem não se vacinou, mas que as crianças não vacinadas não serão impedidas de frequentar a escola:

“O que nós faremos? Nós vamos fazer uma lista e levar ao conhecimento do Ministério Público da Criança e do Adolescente. Então tá aqui, senhor e senhora promotor de Justiça, essas crianças os pais confirmaram que não foram vacinadas por decisão deles. Mesmo assim, é óbvio, elas terão acesso à escola.”

Em outro trecho, o prefeito afirmou ainda que sua equipe avalia a possibilidade de separar crianças não vacinadas em sala de aula:

“A nossa equipe de educação está avaliando se teríamos condições de separar crianças não vacinadas. Estamos trabalhando nisso. Por que? Eu imunizei meu filho, eu protegi meu filho. Mas ao mesmo tempo eu vou colocar o meu filho com uma criança que o pai optou em não imunizar. Então é uma polêmica enorme.”

Últimas Notícias