ACREDITE SE QUISER!!! Professor universitário na Venezuela recebe salário de R$18

Com pagamento mensal que não chega a 5 dólares para docentes, instituições de ensino venezuelanas enfrentam evasão de alunos e ameaçam fechar as portas

Crise de abastecimento em Caracas, capital da Venezuela: professores não conseguem se deslocar para as universidades todos os dias. | LUIS CAMACHO

A crise econômica e social na Venezuela afeta também as universidades do país: com altos índices de evasão de alunos e professores, instituições começam a mudar suas rotinas. E ameaçam fechar as portas. 

A Universidade de Zulia (LUZ) é um bom retrato do que está ocorrendo em outras instituições de ensino do país. Os dias letivos foram alterados para se adequar à dificuldade dos estudantes de irem para as aulas: a jornada acadêmica foi reduzida para apenas três dias semanais.


“Trabalhamos todos os dias, mas nos organizamos para que cada professor, aluno e funcionário venha apenas três vezes por semana”, diz Judith Aular, reitora encarregada da LUZ. 


O impacto da crise é especialmente cruel para os professores: além de não terem dinheiro para se deslocar até a universidade todos os dias, foi necessário suspender o regime de exclusividade para que eles pudessem se dedicar a outras formas de trabalho. 

“Permitimos agora aos docentes buscar outra fonte de renda: com o que ganham atualmente eles não podem manter a família”, completa Judith. 

Agravantes 
São vários os motivos pelos quais as entidades de ensino superior estão parando. A escassez de alimentos é um deles. Com produtos limitados nos mercados estatais, professores e estudantes passam dias inteiros nas filas para conseguir suprimentos, sem conseguir fazer outra coisa. 

, Gazeta do Povo.

Últimas Notícias