Novo ensino médio começa a valer neste ano no país: A reforma impõe mudanças na carga horária e na grade curricular

Neste primeiro ano, as mudanças só valem para a primeira série do ensino médio

O ano letivo em 2022 começa com uma novidade para os alunos do ensino médio: a nova grade curricular para os estudantes.

Instituído por Medida Provisória de 2016, convertida em lei federal no ano seguinte, o novo ensino médio brasileiro deve entrar em vigor a partir da semana que vem.

A norma impõe um aumento da carga horária — das atuais 800 horas mínimas para mil horas, com previsão de aumento progressivo nos próximos anos — e uma grade curricular com disciplinas optativas em que os alunos poderão se aprofundar mais em áreas como matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.

O que antes poderia ser visto como uma preparação para o ensino superior vai passar a ter um olhar voltado ao mercado de trabalho. Isso porque a etapa de ensino será integrada a cursos técnicos que farão o aluno deixar o ensino médio com um diploma de uma área específica.

Neste primeiro ano, as mudanças só valem para a primeira série do ensino médio. Assim, gradualmente, só em 2024 todas as três séries estarão sob a nova proposta.

mec

Últimas Notícias