Decisão de mudança para endemia será técnica, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nessa quinta-feira (3.mar.2022) que a mudança do status da pandemia para endemia terá “uma decisão técnica”.

A troca para endemia fará com que a covid-19 deixe de ser tratada como uma emergência de saúde. Com isso, medidas de combate à covid-19, como o uso de máscaras, podem cair.

“Nós vamos fazer uma análise técnica. Será baseado em dados técnicos e indicadores sanitários de controle da situação epidemiológica”, disse Queiroga. Especialistas em saúde têm criticado o Ministério da Saúde por considerarem o debate sobre endemia muito precoce.

Queiroga disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem “pedido um olhar especial” sobre o assunto. O chefe do Executivo é contra as medidas restritivas.

“O rebaixamento do caráter pandêmico para endemia é uma discussão que não é só do Ministério da Saúde. Embora seja uma decisão do ministro, é uma decisão que passa por outras partes”, afirmou Queiroga.

A mudança de status também pode afetar a autorização de vacinas e remédios contra a covid-19 com aprovação para uso emergencial. Segundo Queiroga isso e outros impactos regulatórios estão sendo analisados.

“Há medicamentos com registros emergenciais, mas eventualmente uma medida que relativize o caráter pandêmico pode ter determinadas ressalvas para alguns pontos serem preservados”, disse.

O ministrou recusou estimar uma data para a troca do status. Durante o fim de semana, chegou a citar que isso seria realizado no fim de março. Nesta quinta-feira, disse que será necessário observar a evolução do cenário epidemiológico.

Ao ser questionado por jornalistas se a endemia acabaria com o uso de máscara, Queiroga afirmou que esse “é um dos pontos”.

Poder360COMENTE AQUI

Últimas Notícias