Brasil será autossuficiente na produção de fertilizantes, diz Tereza Cristina

Tereza Cristina, ministra da Agricultura

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), deve lançar neste mês o Plano Nacional de Fertilizantes. A iniciativa pretende trazer autossuficiência para o setor no país.

“[Com] esse plano nós podemos alcançar a autossuficiência [de fertilizantes] em 30 anos”, disse a ministra Tereza Cristina, em entrevista à TV Brasil na segunda-feira 7. “Agora, é claro, que não depende só do governo. O governo está fazendo um plano feito junto com nove ministérios, mas também junto com a iniciativa privada. Nós precisamos de investidores que venham investir na exploração”.

Dependência de fertilizantes importados

-Ela comentou que os “Estados Unidos tem 80% de produção própria e 20% de importados” e que a China “está mais ou menos nesse patamar”. “O Brasil, com essa potência do agro que é, tem que chegar nesses patamares de mais autossuficiência”, explicou.

Atualmente, os produtores brasileiros importam 80% dos fertilizantes que consome. As principais carências são de nitrogênio, de fósforo e de potássio. Entretanto, o país tem recursos minerais em quantidade suficiente para sanar o problema.

Últimas Notícias