O MAIOR DO BRASIL: PL foi o partido que mais ampliou bancada na janela; União Brasil perdeu mais

Após 20 dias da janela partidária, 55 deputados federais (10,7% do total de cadeiras da Câmara) trocaram de legenda. O levantamento foi do G1. Segundo este site, o PL foi quem mais ganhou. O partido do presidente Jair Bolsonaro pulou de 42 para 63 parlamentares. O prazo para mudar de partido sem riscos de punição termina no dia 1º de abril.

O PL também perdeu quadros, como o único baiano a oficializar mudança até agora: Abílio Santana foi para o PSC. Além dele, Bacelar (Podemos) está próximo de formalizar a ida ao PV.

Já o récem-criado União Brasil perdeu mais. O partido fruto da fusão do DEM com o PSL tinha 81 assentos na Câmara quando nasceu, agora tem apenas 52 deputados. “Tivemos perdas. Não foram só deputados bolsonaristas que nos deixaram. Mas nós estamos focados nas eleições. O União quer criar chapas fortes nos estados e voltar (a ser) grande”, disse o vice-líder do UB, deputado Alexandre Leite (SP).

Principal partido de oposição, o PT já teve a maior bancada da Câmara. Atualmente, detém a segunda, com 54 deputados. O partido do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva poderá perder a deputada pernambucana Marília Arraes, em razão na composição das candidaturas em Pernambuco. Para o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), grande parte das trocas partidárias já eram esperadas. “Quem já tem afinidade ideológica com o governo seguirá alinhado ao governo”, afirmou.

Últimas Notícias