VAI ENTENDER! TSE convida a União Europeia que tem votação impressa para observar as eleições no Brasil por urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou uma série de organismos internacionais para atuarem como observadores nas eleições deste ano, a partir do primeiro turno, em outubro. Entre os convidados está a União Europeia, bloco político e econômico que reúne 27 países do continente.

Além da União Europeia, o TSE formalizou convites para a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Carter Center, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes) e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore). Todas as conversas estão em andamento, diz o tribunal.

Na última terça-feira, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, fez mais um convite do gênero, em reunião on-line com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A entidade é a primeira confirmada no papel de observadora internacional para as eleições brasileiras de 2022.

O convite do TSE foi aceito por Manuel Pereira da Silva, presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola e da Rede Eleitoral da CPLP. Durante o encontro, ficou definido que os membros da missão terão acesso aos centros de votação e às instalações da Justiça Eleitoral brasileira, com o objetivo de analisar a transparência e integridade do processo e sugerir recomendações

Últimas Notícias