Emmanuel Macron é reeleito presidente da França

Com 58,2% dos votos , Emmanuel Macron é reeleito presidente da França em uma disputa acirrada com sua concorrente Marine Le Pen.

Macron é o primeiro presidente francês em uma geração a conquistar um segundo mandato, desde Jacques Chirac em 2002. Mas ele enfrentará uma nação dividida e uma batalha para manter sua maioria parlamentar nas eleições legislativas em junho.

Emmanuel Macron , reeleito presidente no domingo 24 de abril com 58,2% dos votos,  não é mais o vencedor de 2017 . Ele agora carrega as cicatrizes da difícil função presidencial. É preciso dizer que este quinquênio, abalado por crises, não foi um rio longo e calmo. 

O presidente mais jovem que a França conheceu, nunca eleito antes, o ex-ministro da Economia do socialista François Hollande, chegou a presidência em 2017 com apenas 39 anos, usando com maestria sua imagem de outsider ou de direita nem de esquerda.

Marine Le Pen recebeu 41,8% dos votos. Apesar da derrota, esse foi o maior resultado já obtido por um candidato da direita na história da França.

Cerca de 49 milhões de eleitores estavam habilitados a votar neste domingo. A participação eleitoral foi estimada em 71,8%, com 28,2de abstenção, segundo pesquisa Ipsos divulgada pelo canal France 24.

Últimas Notícias