MUNDO: Quase 49 milhões de franceses decidem entre Macron e Le Pen neste domingo (24)

Os franceses votam neste domingo (24) para decidir se confiam um novo mandato ao presidente centrista, Emmanuel Macron, ou se voltam para a extrema direita com Marine Le Pen, uma eleição crucial com réplicas no mundo.

Quase 49 milhões de franceses são chamados às urnas. Até o meio-dia do horário local (7h00 em Brasília), 26,41% já haviam votado, incluindo Le Pen em seu reduto de Hénin-Beaumont (norte), quase um ponto a mais que no primeiro turno e cerca de dois pontos a menos que na votação de 2017, segundo dados do Ministério da o interior.

De acordo com as últimas pesquisas divulgadas na sexta-feira, o candidato de La República en Marcha (LREM), de 44 anos, venceria seu rival da Agrupación Nacional (RN), de 53 anos, com uma vantagem menor do que em 2017, quando foi proclamado presidente com 66,1% dos votos.

Cinco anos depois, a França não é o mesmo país: protestos sociais marcaram a primeira metade do mandato de Macron, uma pandemia global confinou milhões de pessoas e a ofensiva russa na Ucrânia abalou com força o continente europeu.

A guerra às portas da União Europeia (UE) sobrevoou a campanha, embora a principal preocupação dos franceses fosse o seu poder de compra, num contexto de subida dos preços da energia e dos alimentos.

Últimas Notícias