Sem Doria, eleição afunila e pode se resolver no 1º turno…

desistência de João Doria (PSDB) em sair candidato a presidente aumenta a possibilidade de a disputa deste ano se resolver no 1º turno. Dentre os candidatos da chamada 3ª via, era o que tinha mais intenções de votos. É algo raro a corrida pelo Planalto terminar na 1ª rodada.

Só aconteceu duas vezes, em 1994 e 1998 (com o tucano FHC sendo o vencedor).

É difícil dizer com convicção quem herdará os 4% de intenções de voto de Doria, mas há algumas pistas.

A última pesquisa PoderData mostrou que 4% das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2018 estavam com o ex-governador paulista agora

E há uma outra possibilidade. O PSDB deve apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência. Ela ainda tem um caminho longo dentro do seu partido para se firmar como candidata de fato. Caso seja, pode, também, receber os votos que eram direcionados ao tucano paulista. Mas esse caminho, tampouco, é tão óbvio assim. Ela tinha 2% das intenções de votos na última rodada do PoderData. Dificilmente vai herdar todos os votos. Mas pode, sim, herdar alguns. Tudo considerado, a disputa se afunilou. A direção desse afunilamento, porém, é algo que será conhecido nas próximas semanas….

Últimas Notícias