Aliança Quad faz China querer criar acordo com 10 nações do Pacífico

Em resposta as alianças norte-americanas que tentam conter o expansionismo chinês no Indo-Pacífico, a China quer criar um acordo abrangente com 10 pequenas nações da região. Um esboço obtido pela agência Associated Press mostra que a China quer expandir a cooperação policial, desenvolver um plano marinho e estabelecer uma área de livre comércio com os países membros.

A decisão da China ocorre quando o ministro das Relações Exteriores Wang Yi e uma delegação de 20 pessoas iniciam uma visita à região nesta semana. Wang está visitando sete dos países que espera endossar a “Visão Comum de Desenvolvimento” – Ilhas Salomão, Kiribati, Samoa, Fiji, Tonga, Vanuatu e Papua Nova Guiné.

O possível acordo também visa barrar as tentativas norte-americanas de diminuir a influência do país na região. O atual governo de Joe Biden ressuscitou o esquecido Diálogo de Segurança Quadrilateral, ou Quad,  fórum formado por Estados Unidos, Índia, Japão e Austrália em 2007, com objetivo de impulsionar a cooperação regional após o tsunami, de 2004, em Fukushima. Em 2021, o presidente norte-americano também assinou o acordo de segurança Aukus, com Reino Unido e Austrália, que tem como principal objetivo conter o avanço da China. 

* Com informações da Associated Press

Últimas Notícias