Justiça Eleitoral já recebeu mais de 206 mil novas urnas para eleições

A Justiça Eleitoral brasileira já recebeu mais de 206 mil novas urnas para uso no pleito eleitoral deste ano. A empresa Positivo Tecnologia ainda precisa entregar 18.800 unidades contratadas até outubro.

No total, 577 mil urnas serão utilizadas nas Eleições Gerais de 2022. Dessa forma, 39% das máquinas serão trocadas por novos modelos UE2020 produzidos pela Positivo.

As urnas têm vida útil de 10 a 12 anos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, os aparelhos fabricados em 2006 e 2008 serão retirados de uso.

Até o momento, 21 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) já receberam o quantitativo necessário para o pleito de outubro. “Apenas os Regionais da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima, além do TSE, ainda aguardam o recebimento de algumas urnas”, informou o TSE, em nota.

Acessibilidade

As novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com outras duas grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para eleitores com deficiência auditiva.

Essa preocupação com a inclusão de todo o eleitorado é constante na Justiça Eleitoral. Assim, desde a criação da urna eletrônica, diversos recursos vêm sendo implementados para que todos tenham a oportunidade de votar.

Com informações de Metrópoles

Últimas Notícias