EUA: atleta transgênero de 29 anos vence menina de 13 em torneio de skate

Uma atleta transgênero de 29 anos derrotou uma adolescente de 13 na final de um torneio feminino de skate nos EUA, no sábado 25. Homem biológico que se identifica como mulher, Ricci Tres triunfou na competição realizada em Nova Iorque e ficou com a premiação de US$ 500.

Tres ficou com o título do The Boardr Open Good ao derrotar Shiloh Catori na decisão. Outras três menores participaram do evento, incluindo Juri Iikura, de 10 anos (5ª colocada). O skate é um esporte que tradicionalmente conta com jovens atletas em posições de destaque, como provou a brasileira Rayssa Leal, medalha de prata na Olimpíada de Tóquio, aos 13 anos.

No ano passado, Tres se tornou a primeira atleta transgênero a tentar a classificação para a disputa do skate nas Olimpíadas. No entanto, a skatista apresentou testes com níveis de testosterona considerados elevados para os padrões do Comitê Olímpico Internacional (COI) e acabou ficando de fora da disputa.

-No fim de semana, a skatista profissional Taylor Silverman usou suas redes sociais para protestar contra a vitória da atleta transgênero em uma competição feminina. A norte-americana tem sido uma voz crítica sobre a inclusão de homens biológicos competindo contra mulheres em seu esporte.

“Homem ganha as finais de skate feminino e dinheiro no Boardr Open NYC”, afirmou Taylor Silverman

Últimas Notícias