Preços disparam na Argentina: iPhone é vendido a $ 1 milhão de pesos

A crise econômica e alta na inflação na Argentina tem feito os preços dispararem no país e não foi diferente com os telefones celulares. O modelo de celular da Apple Iphone 13 Pro Max 256GB Graphite, de acordo com o jornal “La Nacion”, chegou a custar $ 1.007.149 pesos que equivalente a R$ 42 mil reais, com 11% de desconto, conforme anunciado em sua plataforma pela única empresa de eletrodomésticos que o possuía em estoque, segundo o jornal argentino.

De acordo com dados do countryeconomy.com, o preço do produto equivale a aproximadamente 24 vezes o salário mínimo do país (42.240 pesos em junho).

Esse desequilíbrio é o motivo que leva os argentinos a fazerem reservas financeiras com a moeda nacional da Bolívia, tamanho o desespero da perda de poder de compra.  

A perda de valor também é resultado da inflação média anual do país nos últimos dez anos de 35%, que trouxe uma queda de 26% do poder aquisitivo do peso de um ano para o outro, além da instabilidade econômica e política na Argentina Governada pelo peronista Alberto Fernández que fez uma gestão desastrosa durante a pandemia e levou a argentina a uma das maiores crises da sua história.

Fonte: La Nacion

Últimas Notícias