Eleição na Argentina: termina horário de votação, e resultados devem sair a partir das 21h

Não há ainda números oficiais. Mas a imprensa argentina já publica algumas projeções que favorecem Milei. Segundo a TV local, a apuração está bastante avançada uma hora e quarenta após o fechamento das urnas. Pode ser que os primeiros números saiam antes das 21h.
Votos em Brasília
A Embaixada da Argentina informou que 100 argentinos votaram em Brasília (365 estavam aptos a votar). A presença superou os 94 votantes registrados no primeiro turno. A embaixada já esperava que não fosse atingido o número de 365, porque entre os habilitados a votar em Brasília estão, por exemplo, moradores argentinos de Manaus.
Como funciona a apuração
A eleição na Argentina é feita com cédulas em papel. Cada candidato tem a sua cédula. O eleitor escolhe a do seu candidato, coloca num envelope e deposita na urna. A primeira contagem, chamada de provisória, é feita no local de votação. Quando os votos são somados, esses dados são transmitidos à Justiça Eleitoral, que processa tudo. Os resultados de hoje à noite serão divulgados com base nessa contagem. Depois, a própria Justiça Eleitoral faz a contagem definitiva.
Há 44 minutos
‘Eleição transparente’
Guillermo Francos, assessor de Milei, disse que a eleição foi “totalmente transparente”. A declaração é importante porque nos últimos dias o candidato e seus aliados insinuaram, sempre sem provas, que o processo poderia ter alguma fraude para favorecer o governista Sergio Massa. A votação ocorreu neste domingo em clima de tranquilidade.
Governo diz que resultados serão publicados quando estiverem ‘consolidados’
O secretário-geral da Presidência da Argentina, Julio Vitobello, afirmou na noite deste domingo (19) que os resultados deste 2º turno serão publicados quando estiverem “consolidados” e “representativos”
Em uma declaração para a imprensa, Vitobello destacou ainda a transparência do sistema eleitoral argentino. “A vontade popular nunca foi alterada nos 40 anos de democracia e faz parte do pacto democrático”, disse.
- Os eleitores da Argentina votam neste domingo para eleger o novo presidente. A votação foi encerrada às 18h, e os primeiros resultados devem sair a partir das 21h.
- Estão na disputa Sergio Massa, ministro da Economia, e Javier Milei, economista ultraliberal que faz oposição ao governo. Veja propostas dos candidatos.
- Pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontam uma disputa apertada. O país está dividido, e ambos os candidatos têm altos índices de rejeição.
- O principal desafio do país é a inflação astronômica. Em um ano, os preços subiram mais de 140%. Milei tem a proposta polêmica de dolarizar a economia e extinguir o Banco Central.
- O governo brasileiro acompanha o processo com atenção, e Lula não esconde a preferência por Massa. A Argentina é o principal parceiro comercial na América do Sul.