Oposição vê ‘vitória para a América Latina’
As comemorações pela vitória de Javier Milei na Argentina, por parte de políticos brasileiros marca a noite desse domingo (19). O ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou o povo argentino pela vitória e disse que “a esperança volta a brilhar na américa do sul”.
Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei . A esperança volta a brilhar na América do Sul.
– Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.
– Jair Bolsonaro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 19, 2023
O presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), disse que a vitória do liberal “prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite”.
E completou: “a Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança”.
Hoje é dia de autocrítica para a esquerda sul-americana, leia-se PT.
A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade…— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) November 19, 2023
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), afirmou que a Argentina disse não “à destruição comunista”.
Milei vence! A Argentina disse não ao projeto de continuidade à destruição comunista. A esperança está acesa na América Latina. Parabéns ao povo argentino e a @JMilei!
— Carlos Jordy (@carlosjordy) November 19, 2023
A deputada bolsonarista Priscila Costa (PL-CE) provocou: “chupem essa manga, comunas”
O senador Sérgio Moro (União-PR) declarou que a vitória do presidente liberal na Argentina marca “grande vitória para América Latina. O fim do kirchnerismo na Argentina representa uma luz para todo o continente”.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que a vitória de Milei traz ‘respiro para a democracia’.
Chamado pelo novo presidente argentino de ‘comunista’, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva agora está pisando em ovos e divulgou, antecipadamente, que manteria boas relações com o novo chefe de Estado do país vizinho independente do lado vencedor.