E01 | Brasil

Bolsonaro pede cassação de Janones por ‘divulgação de fake news’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta usar o livro ‘Janonismo cultural: o uso das redes sociais e a batalha pela democracia no Brasil’ para reabrir um processo contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Bolsonaro acusa o parlamentar de difundir notícias falsas durante a última campanha eleitoral.

O ex-presidente apresentou o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O político também solicita a investigação do presidente Lula (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O ministro do TSE, Benedito Gonçalves, encerrou a fase de coleta de provas no dia 9 de novembro, mas Bolsonaro pediu que fosse reaberta para incluir o conteúdo do livro de Janones.

Desde outubro do ano passado, O ex-presidente vem acusando o deputado de elaborar um “discurso de ódio” e uma “difusão de inverdades”. Bolsonaro alega que isso beneficiou a chapa de Lula e Alckmin, para a qual Janones dava conselhos sobre o uso das redes sociais.

Bolsonaro também acredita que Janones se beneficiou pessoalmente, já que conseguiu se reeleger para deputado federal na eleição do ano passado. A defesa de Bolsonaro argumenta que o livro contém uma confissão do uso de notícias falsas por Janones em prol da campanha presidencial de 2022.

Janones rebateu a denúncia de Bolsonaro e xingou o ex-presidente de “panaca, covarde, burro e gado” nas redes sociais. O parlamentar alega que não praticou nenhuma “fake news” no livro.

Veja a declaração completa de Janones abaixo: