Datafolha: 55% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro quis dar um golpe

Datafolha: 55% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro quis dar um golpe

Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29), 55% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para se manter no poder. O estudo aponta que 39% discordam.

+Leia mais sobre Brasil no SBT News

O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 cidades brasileiras entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 7% dos entrevistados não sabem dizer se houve tentativa de golpe ou não. Além disso, 73% dos que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 não acreditam que o ex-presidente tentou se manter no golpe por meio de um golpe de Estado.

No grupo daqueles que se declaram bolsonaristas, 75% não acreditam em tentativa de golpe. Já entre os eleitores de Lula no segundo turno, 87% creem que Bolsonaro tentou dar um golpe. Sobre aqueles que se declararam neutros, 48% acreditam na tentativa de golpe de Estado, e 39%, não.

Anistia

A pesquisa do Datafolha também questionou os entrevistados sobre anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A maioria dos brasileiros se mostrou contra (63%).

São a favor do perdão 31% dos entrevistados. Dois por cento se disse indiferente e 4% não opinaram.

Fonte: sbtnews.com.br

Últimas Notícias